terça-feira, 10 de novembro de 2009

Você sabe o que é uma nuvem? Os cientistas não...

As nuvens sempre apaixonaram o homem, seja aquele com interesse científico, sejamos todos nós, que costumeiramente nos deliciamos em admirar aqueles delicados chumaços de algodão flutuante, sempre prontos a mudar de forma.

Os cientistas já aprenderam muito sobre as nuvens, principalmente com o advento dos satélites artificiais, durante as décadas de 1960 e 1970.

Mas, apesar desses anos de pesquisas e do surgimento de ferramentas tecnologicamente cada vez mais sofisticadas, os cientistas continuam sem solução para uma das questões mais básicas, uma definição de nuvem. Pergunte a um cientista que é exatamente uma nuvem e ele não terá uma resposta "realmente científica".

Definir e medir as nuvens com precisão é uma questão crítica, segundo o pesquisador, porque seus padrões e formações desempenham um papel importante nas previsões do tempo. As nuvens são uma parte crucial nos ciclos hidrológico e energético da Terra, ambos regulando a precipitação atmosférica e determinando quanta energia solar atinge a Terra.

O que as nuvens representam, na Bíblia?

A nuvens representam que Deus está presente naquele lugar, e isso está descrito na Bíblia, onde, em todas as vezes que houve um "contato" extraodinário com Deus, seja no AT ou no NT, as nuvens estavam presentes e representavam a presença de Deus. Assim como em lugares mais altos geograficamente, em montes, em montanhas, um contato, ou os acontecimentos mais extraodinários se fizeram mais presentes, seja com as tábuas dos Dez Mandamentos, seja com Jesus e sua transfiguração, seja, enfim, na própria crucificação de Jesus. Então, podemos vislumbrar que uma possível "presença" de Deus pode ser marcada com a observãncia destes fatores que são descritos na Bíblia.
A pergunta: se estes fatores são e devem ser levados em conta em termos de uma presença de Deus em determinado local, o que dizer da experi~encia do rapaz da minha pergunta anterior, que teve esses dois elementos e que as nuvens cobriam a imagem que ficava ao alto de uma montanha? Deus se fez presente e mostrou-se presente com a com a presença de nuvens naquele local "crítico" em termos de uma maior con tato com Deus. Mas o que significariam as nuvens cobrindo a imagem de Cristo? Como poderíamos interpretar este fato, das nuvens, ou da presença de deus representada pelas nuvens, cobrindo Cristo? Que Ele estava assumindo a sua presença e mostrando que ali era um ótimo local para mostrar-se mais "visivelmente"? Quais seriam as outras opções?







Hebreus 1: 1-4

"Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior a o deles."

Um comentário:

Compartilhe sua opinião.